
“Hoje qualquer pessoa pode ter um blog e publicar praticamente tudo: fotos, textos, artigos, estudos, pesquisas, imagens, resenhas, apostilas, enfim, o que quiser...”
“Muitas dessas pessoas fazem do blog um estilo de vida...”
“...a necessidade de uma juventude em ‘se fazer ouvir’ pelo mundo...”
“Não são apenas uma diversão do escritor, mas uma forma de informar os leitores, assíduos ou passageiros, e que acabam conquistando uma credibilidade comparada à dos grandes veículos de comunicação.”
“...tornando em alguns casos grandes ‘astros virtuais’ por causas de publicações, conteúdo diferente, interessante e fotos descoladas, conseguindo as vezes espaço em outros veículos de comunicação como a TV...”
“...ou até como uma forma de crítica a seguimentos bem complexos, dão opinião, discutem fatos importantes referentes à sociedade, cultura ou acontecimentos do mundo, (...) um público ao mesmo tempo igual e diferente, pois compartilham do mesmo meio de comunicação para expor, criticar, elogiar...”
“...e o feedback é automático.”
“...blogueiros apaixonados pelo que fazem ou pessoas dispostas a discutir idéias, com uma inúmera criatividade. Por isso o blog exerce um papel social de discussão de idéias e fatos, pois não existiria audiência nos blogs sem a demanda dos usuários ‘famintos’ por conteúdos diversos e interessantes.”
Um fato: os blogs e fotologs tomaram contam do Brasil e do mundo rapidamente.
Hoje qualquer pessoa pode ter um blog e publicar praticamente tudo: fotos, textos, artigos, estudos, pesquisas, imagens, resenhas, apostilas, enfim, o que quiser, pode até criar um diário virtual, igual ao que nossos avós guardavam debaixo do colchão.
Podemos dizer que virou uma febre, quase uma epidemia incontrolável. Muitas dessas pessoas fazem do blog um estilo de vida, postam tudo que acham interessante, todas as fotos de todas as baladas, suas preferências musicais, o grupo de amigos, viagens, etc. Tudo isso faz parte do universo dos blogs.
O número de blogs e fotologs cresceu meteoricamente nos últimos anos – de aproximadamente 50 blogs presentes na web no início do século, estimava-se em torno de 70 milhões no início de 2008, e o número está aumentando. A facilidade de criar uma página é enorme, a variedade de provedores que oferecem esse serviço facilitou bastante a proliferação deste novo meio de comunicação. Outro motivo para este crescimento é a necessidade de uma juventude em ‘se fazer ouvir’ pelo mundo que vive. Muito mais que o mundo físico, aquele que pode ser tocado, pisado, o ‘blogueiro’ tem necessidade de mostrar ‘sua voz’ ao mundo virtual, um mundo sem fronteiras, sem barreiras físicas. Um conteúdo produzido no Brasil pode facilmente ser acessado em um terminal das Ilhas Fiji, bem como podemos acessar blogs publicados, digo postados em qualquer canto do mundo, como é o caso do blog Missão Antártida <http://oglobo.globo.com/blogs/antartica/> produzido pelas pesquisadoras Roberta Jansen e Marizilda Cruppe, que narra suas aventuras pelo desconhecido continente gelado e é postado diretamente da Antártida.
Alguns desses blogs não tem conteúdo relevante, outros porém tem todo um contexto e estudo para que a postagem. Não são apenas uma diversão do escritor, mas uma forma de informar os leitores, assíduos ou passageiros, e que acabam conquistando uma credibilidade comparada à dos grandes veículos de comunicação. Muitos leitores são fiéis a determinados blogs e consultam os mesmos quase diariamente, assinando seus feeds – notificação de atualização – e tendo-os como forma confiável de pesquisa e informação.
Muito alem da informação, os blogueiros não medem esforços para que seu blog seja conhecido e visitado pelo maior número de internautas diariamente, tornando em alguns casos grandes ‘astros virtuais’ por causas de publicações, conteúdo diferente, interessante e fotos descoladas, conseguindo as vezes espaço em outros veículos de comunicação como a TV, jornais ou o rádio, como são os casos do publicitário Antônio Tabet do blog Kibeloco www.kibeloco.com.br, ou da blogueira e agora apresentadora da MTV Mari Moon http://www.fotolog.com/marimoon.
Boa parte do publico que mantém um blog com atualizado são adolescentes, que na maioria das vezes escrevem coisas do seu interesse ou do grupo de relacionamento, contudo, existem aqueles não tão jovens que usam o blog como um bloco de notas ou ate como uma forma de critica a seguimentos bem complexos, dão opinião, discutem fatos importantes referentes à sociedade, cultura ou acontecimentos do mundo, desde as estréias de filmes no cinema, críticas de mídia até as novidades tecnológicas e as guerras pelo mundo afora. Um público ao mesmo tempo igual e diferente, pois compartilham do mesmo meio de comunicação para expor, criticar, elogiar, etc, fazendo assim um "novo mundo".
Alem disso, o maior interesse para quem posta alguma coisa nos blogs é a facilidade e agilidade com que a informação é transmitida, um bom exemplo é um blogueiro que posta informações sobre uma rave no Reino Unido, imediatamente blogueiros frenéticos e fanáticos pelo tema de todo planeta ficam sabendo e interagem com o conteúdo publicado, e o feedback – resposta – é automático. Essa forma de interação sem a internet ou a ajuda dos blogs não seria possível os tempos passados. Não podemos dar o mérito somente a internet, nada disso seria possível se não existissem blogueiros apaixonados pelo que fazem ou pessoas dispostas a discutir idéias, com uma inúmera criatividade. Por isso o blog exerce um papel social de discussão de idéias e fatos, pois não existiria audiência nos blogs sem a demanda dos usuários ‘famintos’ por conteúdos diversos e interessantes.